Economize água!

Dicas para evitar o desperdício no dia-a-dia

- Ao escovar os dentes: Molhe a escova e feche a torneira. Ao final da escovação, abra a torneira e enxágue a boca. Uma torneira meio aberta desperdiça aproximadamente 12 litros de água em 5 minutos.

- No banho: Se molhe, feche o chuveiro e se ensaboe. Ao final, abra o chuveiro apenas para se enxaguar. Um chuveiro residencial comum pode desperdiçar até 25 litros de água por minuto.

- Confira as torneiras: Uma torneira pingando pode consumir até 40 litros por dia, isso significa 1200 litros de água desperdiçada em um mês. Fique de olho, sempre feche bem as torneiras internas e externas da casa e faça reparos sempre que necessário.

- Lavando a louça: Lavar toda a louça com a torneira aberta pode consumir mais de 100 litros de água. Para evitar tal desperdício, ensaboe toda a louça com torneira fechada e ao finalizar enxágue tudo de uma vez. Para máquinas de lavar, ligue-a apenas quando estiver cheia, desta forma, seus 40 litros de consumo podem se tornar mais produtivos.

- Para a roupa: Máquinas de lavar automáticas consomem em média 100 litros de água por ciclo. Para evitar o desperdício nesse afazer, utilize sempre a regulagem correta do nível da água para a quantidade de roupa a ser lavada. Se possível, deixe acumular o máximo de roupas possível para executar a lavagem.

- Para as plantas do jardim: Reutilize a água da máquina de lavar ou da chuva. Caso não seja possível, utilize sempre um regador. Molhar o jardim durante 10 minutos usando mangueira com esguicho pode resultar em um desperdício de até 200 litros de água.

 

Pronto! Com essas dicas seu consumo pode se tornar muito mais consciente. Agradável para seu bolso e para o planeta.